�REA RESTRITA
 
 
07/08/2007
ACM da Ilha do Governador recebe o 40º ENALI
 
 

 
« Voltar
 

 

 

O 40º Encontro Nacional de Líderes, ENALI, foi realizado na ACM da Ilha do
Governador, no estado do Rio de Janeiro. O evento que ocorreu entre os dias 15 e 20 de julho, contou com a presença de jovens voluntários acemistas de todo país, onde os debates tiveram como tema principal a Utopia de Inclusão.
 
 
 
Os participantes do Encontro Nacional fazem parte de um CL (Corpo de Líderes), que são formados por voluntários de 14 a 20 anos. Esses jovens representam suas respectivas ACMs, onde são realizados trabalhos com idosos, crianças carentes, jovens não integrados a sociedade, entre outros. Sempre ressaltando o objetivo central, fortalecer as famílias e a sociedade.
 
 
 
 
Nesse Encontro, foram apresentados e discutidos os trabalhos realizados em todas ACMs do Brasil. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir palestras de profissionais gabaritos do movimento acemista, como por exemplo, a de Renatha Athaide, que apresentou os projetos sociais em andamento da ACM carioca.
 
 
 
Participaram também profissionais que não fazem parte do movimento acemista, tais como: Robson Santarém, apresentando uma palestra sobre as “Perspectivas Futuras – Que mundo teremos amanhã?”, mostrando aos jovens os obstáculos e desafios que eles enfrentarão no mercado de trabalho, além de Adriana Pinnola, que falou sobre “Planejamento de Projetos”, ensinando aos participantes como expor suas idéias em forma de projeto.
 
 
 
O Secretário Geral da Federação Brasileira das ACMs, o Sr. Luiz Carlos Gonzaga, também marcou presença nesse grandioso evento. Ainda foram discutidos novos métodos com o objetivo de formar novos líderes. Para que isso fosse concretizado, os jovens apresentaram idéias e mediante a aprovação dos participantes, foi formado um novo Curriculum Unificado, que auxiliará na formação dos futuros líderes acemistas.
 
 
Por fim, uma Assembléia debateu o tema do próximo ENALI e ficou decidido que “Família – Qual é o seu verdadeiro significado?” será a pauta principal do próximo Encontro, que será realizado em Janeiro de 2008, na ACM de Sorocaba, localizada no interior paulista.
 
 
 
Por Yann Gaspar Godwin e João Paulo Amorim - Voluntários
 
 
 
 


contato@ymca.org.br

 

Será um prazer atendê-lo!

 
 
YMCA © Todos os direitos reservados | E-mail: contato@ymca.org.br
Desenvolvimento de sites: GV8 Sites & Sistemas