�REA RESTRITA
 
 
18/04/2008
Panamá recebe eventos das YMCAs
 
 
Não existem fotos cadastrados
 
« Voltar
 

 

 

Em evento que começou no dia 31 de Março e se estendeu por meados de Abril, a cidade do Panamá foi palco de três importantes eventos que contaram com a participação de voluntários de muitas partes do globo, além da presença de Secretários Gerais e Presidentes das ACMs da América Latina e do Caribe.
 
 
 
Primeiramente, tivemos a realização do Seminário Internacional de Secretários Gerais e Presidentes das YMCAs. Com o tema central "Construindo uma cultura de filantropia e busca de fundos", o evento contou com a presença de mais de trinta participantes da região e convidados provenientes das YMCAs dos Estados Unidos Canadá, Espanha, da Aliança Mundial das YMCAs e Ys Mens Club International.
 
 
 
Este seminário faz parte do programa "Learning Network", que foi lançado no ano de 2006, em São Paulo. A metodologia se concentrou no estudo de quatro casos (As YMCAs do México, Brasil, Uruguai e Colômbia), que apresentaram as suas experiências sobre questões de filantropia.
 
 
 
Destacamos a presença e contribuição de dois peritos, que desde a sua entrada, enriqueceram e intensificaram o trabalho em grupos: Jose Rendon (YMCA E.U.A.) e George Rodger (YMCA Canada), consultor da Aliança Mundial das YMCAs. Além de aprofundar os conceitos a partir da reflexão sobre os casos, a metodologia proposta pela Secretariado da YMCA América Latina e  Caribe levou à identificação dos fatores críticos.
 
 
 
Por exemplo, em matéria de lideranças, problemas de conhecimentos, competências e atitudes foram destacados, além de problemas tecnológicos, tais como ferramentas, equipamentos e técnicas. Esse estudo feito concluiu que se deve formar uma rede de "Filantropia e levantamento fundos", mas, ao mesmo tempo, ficou claro que estas expressões devem contextualizadas na realidade social, vida cultural e política de cada YMCA.
 
 
 
A comissão coordenadora desta rede será formada dentro dos próximos 60 dias e a primeira reunião de trabalho foi marcada para o mês de Junho. Os participantes avaliaram como positivo o evento, observando o seu caráter histórico, até porque várias razões definem um ponto de em comum, com características parecidas, no tratamento destas questões, na vida das Associações e da perspectiva da América Latina e do Caribe.
 
 
No mesmo dia, mas em outro espaço físico, aconteceu o Fórum Mundial de Jovens Voluntários. Na quarta-feira, 2 de Abril, foi realizada a XX Conferência Mundial sobre Voluntariado e, finalmente, no sábado, dia 5 de abril, e domingo, 6 de Abril, realizou-se a reunião anual do Comitê Executivo da YMCA América Latina e Caribe com a presença da maioria dos membros do Comitê Executivo, coordenadores sub-regionais e convidados especiais.
 
 
 
Por João Paulo Amrorim, Voluntário
 
 
 
 


contato@ymca.org.br

 

Será um prazer atendê-lo!

 
 
YMCA © Todos os direitos reservados | E-mail: contato@ymca.org.br
Desenvolvimento de sites: GV8 Sites & Sistemas