�REA RESTRITA
 
Declaração de Tozanzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Declaração oficial do Conselho Mundial celebrado em Tozanso, Japão  em 1965 define a ACM da seguinte forma:

 

 

 

 

 

1 - A ACM é uma Organização Cristã

 

 

Em sua Sede se encontra cristãos, leigos que, “considerando a Jesus Cristo como seu Salvador e seu Deus, desejam ser discípulos e trabalhar juntos para a extensão de seu Reino”.

 

A ACM e seu programa na comunidade local e por todo mundo, é o maio através do qual estes cristãos leigos cumprem parte de sua obrigação a serviço de Cristo. A ACM coopera com as igrejas em sei ministério e ensinamentos. No entanto, não está aliada em nenhuma religião ou denominação; seus líderes e sócios pertencem a qualquer religião cristã. Assim mesmo acolhe pessoas de outras crenças e aqueles difíceis de aceitar qualquer fé, são recebidos e participam de suas atividades.

 

 

 

 

2 - A ACM é uma Organização de Voluntários

 

Seu propósito está formado pela mesma ACM. Seu apelo para chamar sócios, líderes, está dirigida àqueles que desejam associar ao trabalho em prol destes propósitos. Apesar que as ACMs freqüentemente levam a cabo serviços em acordo com os governos e em certos casos, com ajuda governamental, mantém seu caráter voluntário independente e seus lideres estão alertas para salvaguarda-la.

 

 

 

 

 

3 - A ACM é um Movimento Juvenil

 

Apesar de haver variedades de idades que cobre suas atividades; seu principal interesse se fixa na geração presente. A maior parte de seus sócios e outros participantes são jovens de escolas e universidades, e jovens que trabalham.

 

Alguns tem criado programas para a educação e saúde em nível adulto, estes se encontram tipicamente entre os homens e mulheres mais jovens. Seus lideres são maduros, porém jovens.

 

 

 

 

4 - A ACM é uma Organização Internacional

 

As unidades básicas do movimento são as ACMs locais. Estas ACMs estão unidas, por meio de um agrupamento nacional e regional, em um Movimento Mundial, à  qual a Aliança Mundial lhes dão significado e propósito. Através de sua afiliação à Aliança Mundial e pelas relações diretas da ACM, o Movimento Membro vive para si.

 

 

 

 

5 - A ACM é uma Organização de Sócios

 

A ACM oferece seus serviços tanto a sócios como a não sócios com o objetivo de suprir as necessidades de determinadas situações, mas consiste em seu centro, aqueles que conscientemente se associaram para levar a cabo seu propósito e para quem aceita certa responsabilidade dentro de seus grupos pequenos, da sua ACM. Os secretários profissionais tem importantes responsabilidades nas ACMs e na formulação da política. No entanto e máximo controle descansa, não como estes secretários profissionais, e sim com os membros e dirigentes eleitos e outras autoridades: as forças leigas. O trabalhador profissional ajuda a desenrolar o espírito de sócios a ser mais eficaz.

 

 

 

 

6 - A ACM é uma Fraternidade

 

Na comunidade, na nação e no mundo, busca através de seus membros, seu programa e como expressão de seu propósito, ser uma fraternidade que une os laços da confraternidade, a pessoas de toda colasse, credo, cor e nacionalidade.

 

 

 

 

7 - A ACM Educa para uma Cidadania Responsável

 

ACM educa para uma cidadania responsável e liderança, mas é uma organização apolítica. Deve ter percepção social e deve contribuir para formar consciência. Ajuda seus sócios a estar informados e a se interessar sobre a política pública de seus países e do mundo. Ajuda-lhes no desenvolvimento de sua capacidade para cumprir com suas responsabilidades de cidadãos e lhes dão oportunidades para unir-se na construção da nação. Mas tudo isto só realiza sem aliar-se politicamente como organização.

 

 

 

 

8 - A ACM mantém um Programa Diversificado

 

A ACM realiza seu trabalho principalmente através de pequenos grupos. Se interessa pelo desenvolvimento, mental e corporal de seus sócios. Seu programa variado é o resultado de intenções deliberadas para proporcionar uma ampla gama de pontos de fácil contato com os indivíduos para preencher as necessidades dos membros e na vida diária: trabalho, escola, família, recreação e expressar de diferentes maneiras sua preocupação cristã com essas pessoas.  

 

 

 

 

 

Tozanso, Japão 1965

 
 
 


contato@ymca.org.br

 

Será um prazer atendê-lo!

 
 
YMCA © Todos os direitos reservados | E-mail: contato@ymca.org.br
Desenvolvimento de sites: GV8 Sites & Sistemas