No ENALI do próximo ano será discutido o tema educação.
A grande dúvida levantada pelos jovens no encontro anterior e que irá nortear as atividades da futura edição é: “Educação resolve tudo mesmo?”. Desse ponto de vista, a intenção é explorar alguns conceitos de Educação e debater como ela pode ser transformadora a ponto de solucionar os problemas sociais do país e dos jovens.
Como sub-tema, foi apontado o Homossexualismo, tema normalmente polêmico e que desperta muitas paixões.
A organização abordará o entendimento dos conceitos e apresentará diversas perspectivas relacionadas à temática da educação. O intuito é promover apresentações com diferentes segmentos da sociedade.
O Encontro Nacional de Líderes de 2010 tem uma proposta de fazer com que o jovem reflita sobre as temáticas de maneira simples e que possa desenvolver pontos de vista com independência e responsabilidade.
No evento todas as ACMs participantes deverão desenvolver atividades de até 1 hora que destaquem a importância da educação. O tema é “revolução pela educação”
Os jovens serão convidados a desenvolver qualquer tipo de atividade, desde a preparação de uma palestra, documentário, recreações, teatro, dinâmicas de grupo, uma combinação de todos os itens anteriores etc. A intenção é colaborar com o aprofundamento do tema da educação e dedicar espaço para que os próprios jovens tenham a oportunidade de liderar o processo de construção do conhecimento.
Em um segundo momento, os jovens deverão apresentar em, no máximo, 20 minutos o trabalho que desenvolvem em seus movimentos locais. A sugestão é dar enfoque às atividades realizadas como forma de dar visibilidade à boas práticas que inspirem os jovens à melhorar, mudar ou aperfeiçoar os trabalhos locais.
Os interessados em participar deverão preencher uma ficha de inscrição que será disponibilizada no site da ACM São Paulo (www.acmsaopaulo.org/enali2010) do dia 05/01/2010 até o dia 10/01/2009.
Para informações mais detalhadas, os interessados deverão entrar em contato com o Departamento de Jovens da ACM São Paulo através do telefone: 55 11 3138-3000.
|