A ACM de Sorocaba nasceu do sonho de um jovem professor de Educação Física, José Carlos de Almeida. Relembrando a experiência da ACM São Paulo quando estudante, escreveu uma carta ao Secretário Geral, Sr. João Lotufo, pedindo informações de “como poderia organizar uma instituição como a ACM na cidade de Sorocaba. “A resposta veio como uma forma de desafio: “Porque não a ACM, ao invés de uma instituição como a ACM?".
Em 1954, quando o movimento acemista começou a ser difundido na cidade, não se imagina que viesse a se transformar no que é hoje: uma das maiores ACM da América Latina e do Brasil em número de sócios, que sedia a Faculdade de Educação Física e o Instituto Técnico de Preparação de Profissionais, e foi a primeira ACM instalada no interior do país, uma vez que o movimento acemista sempre se centralizou nas grandes capitais.
Aceito o desafio para a fundação de uma nova ACM, foi enviado para Sorocaba o Secretário Julian Edward Haranczyk, do departamento de extensão de São Paulo, para coordenar trabalhos junto à comunidade sorocabana.
O movimento recebeu adesões em grande número, com responsabilidades da sociedade liderando a campanha em pról do “Triângulo Vermelho,”como eram conhecidas as filiais. “O único jornal diário da época, o Cruzeiro do Sul” publicava as manifestações da comunidade frente aos princípios e objetivos nos quais se embasava a entidade.
No dia 22 de dezembro de 1954, foi realizada a reunião de fundação do Triângulo Vermelho de Sorocaba, contando com a presença do Sr. Romeu Pires Osório e Julian E. Haranczyk, Secretários Executivos da ACM São Paulo.
Foi em Sorocaba que, pela primeira vez o “Triângulo Vermelho”se transformou em uma ACM autônoma em todo País.
|