�REA RESTRITA
 
 
07/08/2007
Basquete: Da ACM para o mundo
 
 

 
« Voltar
 
Poucas pessoas conhecem a origem de um dos esportes mais praticados no mundo, o basquetebol, conhecido no Brasil apenas como basquete. Foi inventando em dezembro de 1891, pelo canadense James Naismisth, professor de educação física do Springfield College, então denominada de Associação Cristã de Moços, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
 
Na época, James recebeu uma tarefa do diretor da ACM: criar um esporte que pudesse ser praticando em um local fechado (de preferência um ginásio), em virtude do rigoroso frio que impedia a prática de atividades costumeiras dos norte-americanos, tais como o basebol e o futebol americano (esportes mais praticados no país até hoje).
 
De imediato foi descartado um jogo que utilizasse os pés ou tivesse muito contato físico, já que poderia se tornar violento devido ás características de um ginásio com piso de madeira. O passo seguinte foi definir as 13 regras básicas do jogo e então, James pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada, no caso 3,05 metros, altura mantida até hoje. Em compensação, a quadra possuía metade do tamanho atual.
 
A primeira partida de basquetebol foi disputada em 20 de janeiro de 1982 nos EUA, com nove jogadores em cada equipe, utilizando-se de uma bola de futebol. O evento foi apreciado somente por funcionários da ACM, cerca de duzentos, que viram os alunos vencerem os professores por 5 x 1.
 
No Brasil, o esporte começou a ser praticado em 1986, na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, através do norte-americano Augusto Shaw. Os primeiros jogos de basquete aconteceram na Rua Quitanda, no Rio de Janeiro, tendo o América Football Club como o primeiro clube carioca a introduzir o esporte na cidade, incentivado Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.
 
Para mais informações sobre o esporte, acessem o site da Confederação Brasileira de Basquete:
 
http://www.cbb.com.br/
 
Por João Paulo Amorim
 
 
 
 


contato@ymca.org.br

 

Será um prazer atendê-lo!

 
 
YMCA © Todos os direitos reservados | E-mail: contato@ymca.org.br
Desenvolvimento de sites: GV8 Sites & Sistemas