�REA RESTRITA
 
 
12/05/2008
Dia das Mães – 90 anos de história com a ACM RS
 
 
Não existem fotos cadastrados
 
« Voltar
 
Dia 11 de maio, celebramos mais um Dia das Mães. Para quem não sabe, essa data foi criada por Anna Jarvis, em 1908, nos Estados Unidos, mais precisamente no Estado de West Virginia. Além disso, podemos afirmar que essa data está paralelamente ligada à história da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul.

A comemoração do Dia das Mães, que ocorre sempre no segundo domingo de maio, foi trazida para o país em 1918, pelo então Secretário-Geral da ACM RS, Frank Long. A cidade de Porto Alegre foi a primeira no Brasil a comemorar tal data, no dia 12 de maio daquele mesmo ano. 

Com o passar do tempo, a comemoração passou a ter maior divulgação e notoriedade, até ser consolidada como uma das principais festividades no país. Em 1932, através do decreto nº 21.366, Getúlio Vargas oficializou o feriado no Brasil. Quinze anos mais tarde, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica, por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio da época, o Sr. Dom Jaime de Barros Câmara.
Já em 1968, quando a homenagem do Dia das Mães completou 50 anos, a ACM RS recebeu do governo um selo comemorativo. Nesse ano, esse dia será ainda mais especial, pois completa quase um século de introdução no país. Entre as atividades programadas, está a Bênção Ecumênica em Homenagem às Mães, que acontecerá dia 10/05, às 10h30min, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre.
Por João Paulo Amorim
 
 
 
 


contato@ymca.org.br

 

Será um prazer atendê-lo!

 
 
YMCA © Todos os direitos reservados | E-mail: contato@ymca.org.br
Desenvolvimento de sites: GV8 Sites & Sistemas