Desde o momento em que um código de boas práticas para ONGs que trabalham na luta contra o HIV e a AIDS foi desenvolvido. A Aliança Mundial das ACMs é uma das primeiras organizações a assiná-lo.
Compartilhando a visão das Boas Práticas.
O Código identifica os principais práticas necessárias para se obter sucesso na luta contra a AIDS. Sua meta é ajudar as ONGs a melhorar a qualidade de seu trabalho e divulgação deste para que atinja novos parceiros e comunidades. A idéia é permitir que as ONGs compartilhem uma mesma visão de atuação em seus programas ajudando a fortalecer suas vozes nos trabalhos acerca do HIV.
Compremetimento com uma evolução contínua
Existem muitos outros benifícios no uso do Código. Pode-se usá-lo para inspirar uma mudança organizacional, proporcionar possibilidades para parceiras e informar o desenvolvimento, implementação e eficiência de programas. Aderindo ao Código, as ONGs estão se comprometendo com a contínua evolulção e divulgação.
O Código oferece módulos de avaliação para as ONGs avaliarem o desempenho do programa em quatro áreas: opinião geral sobre a AIDS, envolvimento significativo de pessoas e comunidades afetadas pela AIDS; luta contra o estigma e a descriminação; testes e assessoramentos voluntários.
Um Convite a todas as ACMs
Muitos moviementos nacionais das ACMs participam da luta contra o HIV e a AIDS. A Aliança Mundial das ACMs convida a todas as ACMs engajadas nessa causa a usarem o Código e seus módulos de avaliação para ajudar na mensuração da efiiciência desses programas.
Para mais informações visite www.hivcode.org ou entre em contato com a Aliança Mundial em clarissa@ymca.int.
Tradução: Marcello Margoni - Voluntário
|